sábado, 12 de novembro de 2011

José António Carlos Seixas

José António Carlos Seixas, nasceu em Coimbra no dia 11 de Junho de 1704 e morreu em Lisboa no dia 25 de Agosto de 1742 devido a uma febre reumática. Carlos Seixas era filho de Francisco Vaz e de Marcelina Nunes, estudou com o seu pai muito novo e com os seus 16 anos partiu para Lisboa "altura que a corte portuguesa era das mais dispendiosas de Europa".
Carlos Seixas foi um professor muito solicitado para das aulas de música ás famílias nobres da corte, ele além de ser musico também era um professor excelente e por isso gozava a fama disso mesmo.
Quando Carlos foi para Lisboa sobresaiu-se como organista, cravista e compositor, com esse trabalho todo conseguiu sustentar a sua familia que era composta pela mulher e por 5 filhos (tres filhas e dois filhos).
As criações de Carlos Seixas possuem elegância, leveza, suavidade, inspiração melódica. O seu fraseado é de carácter irregular e assimétrico e a sua linguagem harmónica é simples. As suas obras encontram-se na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, na Biblioteca Nacional de Lisboa e na Biblioteca da Ajuda.
Nunca se deixou levar pelos estilos importados em Portugal, nem deixou que a sua obra se confundisse com a dos seus contemporâneos estrangeiros. A presença do temperamento lusitano é uma constante das suas composições.

Carlos Seixas


Fontes:
Que é a música? , Valls Gorina, Lisboa 1989, EDITORIAL VERBO. paginas 156 ate 159


Este trabalho foi feito pelos alunos:
Ana Lopes, nº3 11ºE
André Rodrigues, nº5 11ºE
Joana Gomes, nº13 11ºE

Nenhum comentário:

Postar um comentário